A Rede Cidades pelo Clima é uma iniciativa colaborativa, sem personalidade jurídica, que tem por missão acelerar a transição para a neutralidade climática das cidades e regiões portuguesas, em alinhamento com a Missão Europeia “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030, por e para os cidadãos”. 

A Rede Cidades pelo Clima foi fundada pelas cidades e regiões portuguesas que manifestaram o seu interesse em integrar a Missão Europeia e desenvolver um processo conducente à assinatura de um “Contrato Climático para a Cidade”, incorporando uma estratégia e um plano de ação para a neutralidade climática em 2030.  

A Rede Cidades pelo Clima está aberta à adesão de todas as cidades e regiões portuguesas comprometidas com objetivo de neutralidade climática. 

As atividades da Rede Cidades pelo Clima são dinamizadas e geridas pelo Secretariado Técnico, competências que são asseguradas pelo IN+ Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. 

O Fundo Ambiental financia o estabelecimento e operacionalização da rede Cidades pelo Clima. 

Sobre a Missão “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030, por e para os cidadãos” 

Reconhecendo a importância das cidades na prossecução do objetivo de neutralidade climática, a Missão é uma iniciativa da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu que ambiciona estimular 100 cidades europeias a ser climaticamente neutras até 2030.  

Estas cidades funcionam como centros de experimentação e inovação que servirão de exemplo às restantes cidades europeias para que promovam a neutralidade climática até 2050.

Esta Missão visa apoiar a transformação destas cidades para acelerar o cumprimento do Acordo de Paris e da Agenda 2030, tornando-se simultaneamente um catalisador do Pacto Ecológico Europeu e um demonstrador de que a neutralidade climática é possível antes de 2050. 

Foram 20 as cidades e regiões portuguesas que submeteram candidatura à Missão Europeia, tendo sido selecionadas  Guimarães, Lisboa e Porto.

As cidades de Braga, Fundão, Matosinhos e Torres Vedras aderiram posteriormente ao Twinning Learning Programme promovido pelo projeto Net Zero Cities.  

A Rede Cidades pelo Clima promove ativamente a adesão dos seus membros a este programa e a outros mecanismos de financiamento, nomeadamente os associados à Missão Europeia.