Porto recebe Selo da Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras da União Europeia

O Porto está entre as 20 cidades europeias agora distinguidas com o Selo da Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras da União Europeia, que reconhece os esforços para alcançar a neutralidade climática até 2030.

A entrega do certificado teve lugar dia 22 de outubro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Este selo, além de reconhecer as boas práticas climáticas, permite o acesso a financiamento público e privado para apoiar os municípios na sua transição climática.

Na cerimónia, a comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, congratulou as 20 cidades que deram o exemplo, tornando-as “mais habitáveis e sustentáveis” e a “Europa mais competitiva na corrida mundial às tecnologias limpas”.

Cerimónia de entrega do Selo às Cidades, no Parlamento Europeu

O Selo reconhece que as cidades concluíram com sucesso o desenvolvimento do seu “Contrato Climático para a Cidade”, onde delinearam as suas ações e planos de investimento rumo à neutralidade climática. O processo envolveu a co-criação com diversas partes interessadas locais, incluindo o setor privado e os cidadãos, promovendo a ação conjunta para atingir as metas climáticas.

Além da cidade do Porto, o Selo da Missão Cidades foi entregue igualmente a mais 19 cidades europeias: Aachen e Münster (Alemanha); Trikala (Grécia); Miskolc (Hungria); Eilat (Israel); Bolonha, Bérgamo, Milão, Prato e Turim (Itália); Liepāja (Letônia); Haia (Países Baixos); Bucareste e Suceava (Roménia); Liubliana e Kranj (Eslovénia); e Gotemburgo, Gävle e Umeå (Suécia).

Este grupo junta-se às 43 cidades já reconhecidas em rondas anteriores, incluindo Lisboa e Guimarães, em março de 2024.