Junte-se a nós na conferência “Cities Leading the way Towards Climate Neutrality”.
A conferência “Cities Leading the way Towards Climate Neutrality” é o primeiro evento internacional organizado pela Cidades pelo Clima e um palco privilegiado para debater o papel das cidades na transição para a neutralidade climática e os desafios enfrentados no desenvolvimento e implementação de planos de ação climática.
A Cidades pelo Clima é uma iniciativa colaborativa que reúne cidades e regiões portuguesas com o objetivo comum de acelerar a transição para a neutralidade climática, em alinhamento com a Missão Europeia “100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes até 2030, por e para os cidadãos”.
A conferência é coorganizada com a Câmara Municipal de Matosinhos e integra, após a sessão de encerramento da conferência, a inauguração oficial da exposição VERDE PERTO, dedicada à neutralidade carbónica, a qual conta com a curadoria de Joana Maia Dias.
As vagas para participação presencial são limitadas. A participação está sujeita ao preenchimento do formulário abaixo e a confirmação posterior, via email.
Welcome
Manuela Álvares é Vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos, com responsabilidades nos pelouros do Ambiente, Transição Energética, Espaço Público, Habitação e Obras Municipais. Desempenha ainda as funções de Presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit EM, Vogal do Conselho de Administração da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e Vice-Presidente da Agência de Energia do Porto.
Foi Vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde (2018-2021) e Vogal do Conselho de Administração da DomusSocial EM (2013-2017).
É licenciada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestre em Administração Pública pela Universidade do Minho e pós-graduada em Regulação Pública e Concorrência pela Universidade de Coimbra (2021). Atualmente, é doutoranda em Planeamento na FEUP (2014) e em Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2020).
Opening Session
Ricardo Rio é Presidente da Câmara Municipal de Braga (desde 2013), Presidente da Assembleia Geral da Cidades pelo Clima, Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Presidente do comité executivo do Global Parliament of Mayors e lidera os Conselhos de Administração das empresas municipais Theatro Circo e InvestBraga. Integra ainda o Comité Executivo da EUROCITIES, o Comité das Regiões e a direção da ATP – Associação de Turismo do Porto.
Foi Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e Diretor do Instituto Mercado de Capitais da Euronext Lisbon.
Paralelamente, desenvolveu vasta atividade como consultor em entidades públicas e privadas, incluindo a Porto Business School, Casa da Música e Fundação Cidade de Guimarães, além de colaborar com diversas autarquias e instituições. Foi docente universitário em várias instituições, como a Universidade Fernando Pessoa e o ISAG. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, onde completou também a parte curricular do Mestrado em Economia. Concluiu ainda o Curso Avançado de Estudos Políticos do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa.
The role of Cities in Climate Neutrality
Paulo Ferrão é membro do Conselho da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities, onde exerce igualmente o cargo de Presidente do Conselho. Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, foi-lhe atribuído o título de Professor Distinto em 2021. Preside ao IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. Entre 2016 e 2019, foi Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e, de 1996 a 2016, dirigiu o Programa MIT Portugal. Além disso, exerceu funções como Presidente da associação COST – European Cooperation in Science and Technology (2019-2021) e integrou a direção da associação europeia EUREKA (2019-2023).
A sua carreira científica abrange áreas como sistemas energéticos, ecologia industrial e gestão de resíduos. Tem desenvolvido atividade na área das cidades sustentáveis, sendo coautor do livro Sustainable Urban Metabolism, publicado pela MIT Press. Participou em diversos projetos internacionais, incluindo colaborações com a U.S. National Academies e o Asian Development Bank, contribuindo para a publicação Urban Metabolism of Six Asian Cities.
Painel:
National Cities Platforms – Upscaling the 100 Climate Neutral Cities Mission
Maria Rodrigues é Coordenadora Executiva da Cidades pelo Clima, investigadora e membro do Conselho Científico do IN+ (Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Investigação) e doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico, com parte da investigação realizada na Carnegie Mellon University (EUA).
Desempenhou funções em empresas privadas, foi Presidente da APISOLAR, consultora na ADENE e Diretora Técnica e Financeira da Lisboa E-Nova. Também foi assessora dos Secretários de Estado do Ambiente e Energia e da Energia e Clima no XXIII Governo Português.
Painel:
National Cities Platforms – Upscaling the 100 Climate Neutral Cities Mission
Olga Kordas é Professora Associada em Desenvolvimento Urbano Sustentável no KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, Suécia. Desde 2017, é Diretora do Viable Cities, programa nacional de inovação estratégica da Suécia para cidades climaticamente neutras e sustentáveis. Atualmente, 48 cidades suecas, representando 50% da população do país, integram o programa. O Viable Cities é uma iniciativa pioneira em inovação orientada por missões e contribui ativamente para projetos europeus como NetZeroCities, Driving Urban Transitions Partnership e CapaCities no âmbito da EU Cities Mission.
Painel:
National Cities Platforms – Upscaling the 100 Climate Neutral Cities Mission
Julio Lumbreras, PhD, Eng, MPA, é Professor Catedrático na Universidade Técnica de Madrid (UPM). Atualmente integra o consórcio NetZeroCities, coordenando a plataforma multi-stakeholder para a implementação da missão em Espanha (citiES 2030).
Foi membro do conselho da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities, É editor associado fundador do Journal on Frontiers in Sustainable Cities e coautor de mais de 100 artigos e livros sobre qualidade do ar, alterações climáticas, cidades sustentáveis e ensino superior. Apaixonado pela sustentabilidade no ensino superior, defende o papel das universidades como agentes-chave na transformação sistémica das cidades rumo à sustentabilidade.
Painel:
National Cities Platforms – Upscaling the 100 Climate Neutral Cities Mission
Francisco Gonçalves é Team Lead e Gestor de Projetos na Energy Cities, onde coordena um portfólio diversificado de projetos financiados pela União Europeia, promovendo a neutralidade climática a nível local.
Com mais de 15 anos de experiência em energia sustentável urbana, atua como City Advisor para o NetZeroCities, apoiando cidades portuguesas e espanholas na concretização das suas metas climáticas. Além disso, coordena a European City Facility, uma iniciativa europeia de referência que oferece apoio financeiro e técnico às cidades no processo de transição climática.
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Daniel Freitas é o Diretor para Neutralidade Carbónica do Porto, sendo responsável pela gestão de alguns projetos de neutralidade climática na cidade, nomeadamente o Pacto do Porto para o Clima. É também o coordenador da cidade do Porto na EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities.
Foi Adjunto do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, com responsabilidades nos pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital,
É docente em vários ciclos de estudos na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É Pós-graduado em Direção de Empresas pela Porto Business School (PBS) e Mestre em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Sofia Ribeiro é Vereadora do Ambiente e da Ação Climática de Guimarães, desde 2021. É Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Laboratório da Paisagem e Presidente da Direção da Cooperativa TAIPAS TURITERMAS, desde 2021. É ainda Presidente da Assembleia Geral na Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, e membro da Direção Executiva da Unidade de Missão de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026.
Natural de Guimarães, é Licenciada em Relações Internacionais (Culturais e Políticas) pela Universidade do Minho em 1993 e Pós-Graduada em Administração Pública pela Universidade Minho em 2001, possuindo um Master in Public Administration pela Universidade Católica do Porto em 2011.
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Mar Jiménez Carreté é Comissária para os Assuntos Europeus da Câmara Municipal de Barcelona, liderando iniciativas que ligam governos locais a instituições europeias, incluindo a EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities e a iniciativa Mayors for Housing. Também colabora como artigos de opinião no jornal La Vanguardia, abordando temas de políticas urbanas e europeias.
Anteriormente, foi Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Barcelona, onde definiu estratégias internacionais e de transição verde, e Coordenadora Sénior do NetZeroCities na Eurocities, apoiando cidades na transição para a neutralidade climática.
Licenciada em Economia pela Universidade de Barcelona e em Comunicação pela Universitat Ramon Llull, realizou estudos de doutoramento em Economia e formou-se na ESADE e INSEAD.
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Alejandro G. Pellitero é Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Valladolid, Presidente do Conselho de Administração da AQUAVALL (empresa municipal de gestão do ciclo da água) e Presidente do Conselho de Administração da NEVASA (empresa municipal responsável pelos cemitérios de Valladolid).
Com mais de 15 anos de experiência no setor económico, integrou os Comités Executivos da Câmara de Comércio de Valladolid e da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) em Valladolid.
O seu percurso reflete um forte compromisso com o serviço público e o desenvolvimento económico da região.
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Sofia Cordeiro é Coordenadora da Ação Climática Local na ADENE – Agência de Energia, onde é o ponto focal da Coordenação Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia em Portugal.
Iniciou funções na ADENE em 2022 para coordenar os Grupos de Trabalho e Estudos durante o mandato da ADENE como Presidente da Rede Europeia de Energia. Anteriormente desempenhou funções de assessora do Vereador para o Ambiente, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, acompanhando a definição de políticas estratégicas para a eficiência na gestão da água e da energia.
Foi gestora de projetos no Ministério da Educação para o Plano Tecnológico da Educação (2008-2011) e trabalhou em tecnologias de informação em multinacionais como a Critical Software (2011-2012), Gfi (2017) e num acelerador de startups, o Lisbon Challenge (2013-2015).
Painel:
The Role of Industry on Cities Decarbonisation
Rui Ferreira é Presidente da Comissão Executiva do Super Bock Group desde 2015, tendo anteriormente desempenhado as funções de Vice-Presidente (2013-2015) e CFO (2006-2015). Atualmente, integra o Conselho Geral e de Supervisão da Porto Business School e o Conselho Diretor da APGEI. Desde maio de 2023, é também Presidente dos Cervejeiros de Portugal, cargo que já havia exercido entre 2015 e 2018.
Antes do Super Bock Group, foi CFO da Vista Alegre Atlantis (2004-2006) e integrou o BPI (1986-2006), onde desempenhou funções em Corporate Finance, Banca de Empresas e Capital de Risco. No setor do capital de risco, foi membro não executivo de vários conselhos de administração, incluindo Altitude Software, ParaRede, SIC e Vista Alegre.
É licenciado em Economia pela FEP, com pós-graduação em Análise Financeira na mesma instituição, e possui formação adicional no INSEAD e na Harvard Business School.
Painel:
The Role of Industry on Cities Decarbonisation
Miguel Gil Mata é membro do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Sonae Capital Industrials e Administrador não Executivo da Sonae Arauco.
Em 2004, integrou o grupo Sonae, assumindo diversas funções ao longo dos anos, tanto na Sonae Indústria como, mais recentemente, na Sonae Capital. Iniciou a carreira como consultor, focado na otimização de processos industriais, antes de ingressar no setor energético. Viveu e trabalhou em Moçambique durante dois anos, na Barragem de Cahora Bassa, aprofundando a sua experiência na área hídrica. De regresso a Portugal, juntou-se à Alstom, onde participou em projetos de produção hidroelétrica.
Licenciado em Engenharia Mecânica, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, complementou a sua formação com um MBA, na Porto Business School– UP, e o Advanced Management Program, da Harvard Business School.
Painel:
Climate Finance Instruments for Cities
João Fonseca Santos desempenha atualmente o cargo de Chefe do Escritório de Representação do Grupo BEI em Portugal.
Ingressou no Banco Europeu de Investimento em 2014, começando pelo departamento de monitorização e reestruturação. Em 2017, passou para a equipa responsável por novas operações em Portugal e, em 2021, tornou-se assessor do Vice-Presidente Ricardo Mourinho Félix, centrando-se em questões institucionais, estratégicas, de governança e operacionais e dando apoio em áreas como a Economia Azul, Financiamento e Tesouraria, Quadro Financeiro Plurianual e relações institucionais em Portugal, Argélia, Marrocos, Tunísia e América Latina e Caribe. Antes de se juntar ao BEI, trabalhou em Private Equity e Corporate Finance em Portugal, onde iniciou a sua carreira em 2008. Possui um Mestrado em Finanças e uma licenciatura em Gestão pela Nova School of Business and Economics em Lisboa.
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Giorgia Rambelli é Diretora da Innovation Urban Transitions Mission da Global Covenant of Mayors for Climate & Energy (GCoM).
Com mais de 13 anos de experiência nas áreas de Clima e Energia, tem apoiado governos no desenvolvimento de políticas sólidas e planos baseados em dados científicos para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Anteriormente, coordenou a política climática e a governação energética no secretariado europeu da ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade. No GCoM, liderou a coordenação global-regional, apoiando parceiros na implementação da missão e visão da organização.
Giorgia possui sólida experiência em diplomacia urbana internacional e já coordenou a Unidade de Coordenação do programa International Urban Cooperation.
Painel:
Climate Neutrality in Mission Cities
Maurício Rodas é é Professor Convidado na Universidade da Pensilvânia, onde leciona sobre financiamento climático para cidades, Senior Advisor no Atlantic Council, liderando a iniciativa City Champions for Heat Action, e membro de vários organismos internacionais, incluindo o Comité de Especialistas das Nações Unidas em Administração Pública e a Comissão Global para o Financiamento Urbano dos ODS (SDSN).
Foi Presidente da Câmara de Quito (Equador) entre 2014 e 2019, período em que acolheu a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III. Durante o seu mandato, foi Co-Presidente Mundial da UCLG, Vice-Presidente da C40 Cities e membro do conselho do Global Covenant of Mayors e ICLEI.
Fundador e CEO da Meridio Consulting, tem trabalhado com cidades em cinco continentes. Foi reconhecido como um dos 100 líderes globais mais influentes na ação climática.
Painel:
Climate Finance Instruments for Cities
Ana Fountoura Gouveia é Head of Sustainability no Banco de Portugal e Professora Convidada na Nova School of Business and Economics.
Em 2023 e início de 2024, foi Secretária de Estado da Energia e Clima de Portugal. Entre 2019 e 2022, foi Economista-Chefe no Gabinete do Primeiro-Ministro. Anteriormente, trabalhou no Departamento de Estudos do Banco de Portugal, nos Gabinetes de Estudos do Ministério das Finanças e do Ministério da Economia, no Banco Central Europeu e no Banco de Portugal.
Ana é doutorada em Economia pela Nova SBE e realizou parte da investigação na Toulouse School of Economics e na Universidade de Liège.
Painel:
Climate Finance Instruments for Cities
José Mota Leal desempenha funções na AIEL – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa desde 2017, assumindo desde então a gestão do projeto Beato Innovation District, um dos distritos de inovação da Unicorn Factory Lisboa, sendo responsável pela implementação do maior centro de empresas de tecnologia e inovação da cidade de Lisboa desde o seu lançamento.
Formado em Direito e pós-graduado em Gestão, assumiu funções de Direção na Casa da Misericórdia de Lisboa no Gabinete de Gestão da Segurança e, depois, no Departamento da Qualidade e Inovação. Antes, assumiu funções de direção em organismos públicos, designadamente de Subdiretor do PETI, de Vogal do Conselho Diretivo no Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e de Vogal da Comissão Executiva no Instituto Português da Juventude.
Painel:
The Role of Innovation and Entrepreneurship on Cities Decarbonisation
Inês Gonçalves é Especialista em Impacto na Just a Change, uma organização sem fins lucrativos que combate a pobreza habitacional em Portugal.
É responsável pela estratégia de inovação social da Just a Change, que inclui um compromisso sólido com a medição de impacto e o desenvolvimento de uma rede de apoio social multinível, promovendo um impacto mais profundo nas pessoas apoiadas pela organização.
Antes deste cargo, trabalhou no Malala Fund, na UNICEF e nas Nações Unidas, focando-se em advocacia baseada em dados e na formulação de políticas de direitos humanos.
Painel:
The Role of Innovation and Entrepreneurship on Cities Decarbonisation
Jorge Portugal é Diretor-geral da COTEC Portugal – Associação empresarial para a Inovação.
A sua experiência profissional inclui os sectores das TICs, Banca e Retalho. Foi consultor do Presidente da República de Portugal e do Governo de Portugal, entre outras instituições.
Jorge Portugal iniciou a sua carreira profissional no Instituto Superior Técnico como docente e investigador. Ao longo mais de duas décadas que leciona seminários, cursos de pós-graduação e formação de executivos no domínio da gestão e Inovação, em Portugal e no estrangeiro.
Possui licenciatura, mestrado e o Doutoramento em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Concluiu o MBA na NOVASBE. Realizou o Leadership Program em Cibersegurança a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América
Painel:
The Role of Innovation and Entrepreneurship on Cities Decarbonisation
Joana Mendonça é Professora Associada com Agregação no Instituto Superior Técnico e membro do IN+ (Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Investigação).
Foi Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI) entre 2021 e 2023 e desempenhou cargos de coordenação científica no Carnegie Mellon Portugal Partnership (2012-2021) e no CEiiA (2018-2021). No setor público, foi assessora do Ministro da Economia para as áreas de Inovação e Tecnologia (2016) e assessora do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2009-2010).
A sua investigação centra-se na gestão de tecnologia e inovação, comercialização e adoção tecnológica. No Instituto Superior Técnico, leciona Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Design Thinking a estudantes de mestrado e doutoramento.
Closing Session
Maria da Graça Carvalho é Ministra do Ambiente e Energia do XXIV Governo Constitucional de Portugal, cargo que ocupa desde abril de 2024.
Anteriormente, foi deputada ao Parlamento Europeu (2009-2014 e 2019-2024), integrando a Comissão da Indústria, Investigação e Energia e a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género. Entre 2003 e 2005, exerceu funções como Ministra da Ciência e do Ensino Superior e, entre 2006 e 2009, foi conselheira do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, nas áreas de Ciência, Inovação, Energia e Ambiente.
É Professora Catedrática no Instituto Superior Técnico e doutorada em Engenharia Mecânica pelo Imperial College London, tendo uma vasta trajetória académica nas áreas de energia e alterações climáticas.
Closing Session
Luísa Salgueiro é Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos desde 21 de outubro de 2017, Presidente do Conselho Coordenador da Cidades pelo Clima, Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) desde dezembro de 2021. Preside à Assembleia Geral do Metro do Porto, ao Matosinhos Sport e ocupa cargos de destaque em organizações nacionais e internacionais, como o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade e o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.
Exerceu quatro mandatos como deputada na Assembleia da República, integrando diversas comissões parlamentares.
Formada em Direito, com pós-graduação em Direito Ambiental, iniciou a sua carreira como advogada e consultora jurídica.