A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a COP29, iniciou-se esta segunda-feira, em Baku, Azerbaijão. A COP29 reúne líderes de mais de 190 países sobre o tema “Solidariedade para um mundo verde”, onde se procura intensificar a cooperação internacional para combater a crise climática e acelerar a transição energética.
Principais Prioridades da COP29
Com um claro foco no financiamento climático, os objetivos da UE procuram reforçar a cooperação e a ambição global para enfrentar a crise climática, são estas:
- Novo Objetivo Global para o Financiamento Climático — Estabelecer um compromisso global para disponibilização de fundos públicos e privados para apoio aos países em desenvolvimento nas suas ações climáticas.
- Mercados de Carbono Internacionais — Concluir as negociações do Artigo 6.º do Acordo de Paris para criar um mercado de carbono robusto e transparente a nível global.
- Implementação de Compromissos para a Transição Energética — Dar seguimento aos acordos da COP28 para acelerar a transição para energias limpas, com um apelo a Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) mais ambiciosas em 2025.
- Adaptação e Resiliência Global — Fortalecer políticas de adaptação climática e resiliência global às mudanças climáticas, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
A Cidades pelo Clima espera que a COP29 seja um momento decisivo para impulsionar a cooperação internacional e a ambição climática, definindo um caminho sólido para os próximos anos, onde se define o rumo para um futuro mais sustentável.