Conheça as cidades-membro que aceleram a transição verde através de laboratórios vivos para a descarbonização

Portugal está na vanguarda da luta contra as alterações climáticas, com seis cidades da Rede Cidades pelo Clima – Lisboa, Loures, Sintra, Cascais, Vila Nova de Gaia e Porto – a implementarem Living Labs para promover a descarbonização e a sustentabilidade urbana, cofinanciados pelo mecanismo EEA Grants Portugal

Os Living Labs (Laboratórios Vivos) são espaços de inovação aberta que testam tecnologias e serviços em ambientes reais, envolvendo utilizadores e parceiros para enfrentar desafios climáticos e urbanos.

Projetos em destaque:

Hub Criativo do Beato (HBC) – Lisboa

O HCB Living Lab é liderado pela StartUp Lisboa e transforma o Hub Criativo do Beato (agora Beato Innovation District) num smart campus focado em sustentabilidade e resiliência, testando novas tecnologias e soluções inovadoras para apoiar novos negócios e promover cidades mais sustentáveis.

Loures Living Lab – Loures

Liderado pela AIDGLOBAL, e apoiado pelo Instituto Superior Técnico, aposta na descarbonização com uma Comunidade de Energia Renovável, mobilidade sustentável e um edifício público inteligente de referência em Portugal.

SMILE e I4efficiency – Sintra

Os projetos SMILE e I4Efficiency têm como foco a sustentabilidade urbana e eficiência operacional.

  • O SMILE, promovido pela Fundação Aga Khan Portugal, foca-se em mobilidade sustentável e energias renováveis no Bairro da Tabaqueira.
  • O projeto I4Efficiency, levado a cabo pela ZERO, utiliza um Identificador Único de Endereço (UDI) para otimizar a logística urbana e gestão de resíduos.
Asprela + Sustentável – Porto

Coordenado pela COOPÉRNICO, e tendo a AdEPorto como parceiro (entre outros) este projeto foca-se em mobilidade elétrica, ambiente e economia circular e integração energética sustentável para transformar uma zona vital da cidade do Porto num caso pioneiro de gestão da energia solar enquanto fonte sustentável de energia.

Cascais Smart Pole – Cascais

Projeto liderado pela Fundação Alfredo de Sousa que aplica tecnologias para criar um ambiente urbano sustentável e resiliente às alterações climáticas, onde a cultura, tecnologia e sustentabilidade se encontram.

Living Lab da Afurada– Vila Nova de Gaia

O Afurada Living Lab, impulsionado pela CEDES, é um território de experimentação de soluções tecnológicas e serviços, focado na economia de baixo carbono e desenvolvimento sustentável da comunidade.

Com estas iniciativas, as cidades da Rede Cidades pelo Clima reforçam o seu papel na mitigação das alterações climáticas, alinhando-se com o Acordo de Paris e com a Agenda 2030.