A Câmara Municipal de Cascais lançou no dia 11 de dezembro, o Fundo Verde Cascais, o primeiro fundo ambiental municipal de Portugal. Com um orçamento de 3 milhões de euros, esta iniciativa visa apoiar financeiramente os residentes do concelho na implementação de medidas de eficiência energética e de energias renováveis nas suas habitações, promovendo a sustentabilidade e a neutralidade climática.
Apoio até 100% para famílias no concelho de Cascais
O Fundo Verde Cascais destina-se a munícipes até ao 6.º escalão de IRS, com domicílio fiscal no concelho. Entre as medidas elegíveis, os cidadãos podem solicitar financiamento ou comparticipação — que pode atingir os 100% — para a substituição de janelas e eletrodomésticos pouco eficientes, instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, aquisição de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas, entre outras soluções.
Com esta medida, Cascais reforça o compromisso com a neutralidade climática e a melhoria da qualidade de vida das suas comunidades. Além de promover a eficiência energética, a iniciativa procura aliviar os encargos financeiros das famílias, ao mesmo tempo que fomenta práticas sustentáveis em linha com as metas ambientais nacionais e europeias.
Mais informações sobre o Fundo Verde Cascais e os critérios de elegibilidade estão disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Cascais.