Em conferência sobre Políticas Públicas e Sustentabilidade Ambiental em São Tomé e Príncipe, Paulo Ferrão, – presidente do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) e professor catedrático no Instituto Superior Técnico, alertou para os riscos do atual modelo de consumo e defendeu a necessidade da transição climática e de se estabelecer um contrato climático com as cidades.

“Vivemos numa ilha muito pequena no meio do universo e não temos outros recursos além daqueles que já estão aqui, exceto no caso da energia, onde o sol nos fornece continuamente”, declarou Ferrão, sublinhando que continuamos a utilizar combustíveis fósseis de forma insustentável, transformando-os em CO₂ e agravando as alterações climáticas. “Temos de inverter essa situação”, afirmou.
A sua intervenção sublinhou ainda que a transição energética é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo, defendendo que é nas cidades que se encontra a alavanca para essa mudança.
A conferência integrou o Festival “Fim do Mundo”, que celebra a cultura insular, a criatividade e a sustentabilidade. O festival, que decorre em várias cidades de São Tomé entre 10 e 21 de julho de 2025, propõe-se a imaginar futuros possíveis para as ilhas e o planeta, combinando arte, ciência, políticas públicas e cidadania ativa. Além da conferência, o programa inclui oficinas, residências artísticas e debates sobre transição ecológica, identidade cultural e justiça climática.
Esta participação reforça o compromisso da Cidades pelo Clima com a partilha de conhecimento e o reforço das capacidades locais, valorizando a sustentabilidade como um objetivo comum.
Veja a reportagem da RTP sobre o evento: https://rtpafrica.rtp.pt/noticias/sao-tome-e-principe-politicas-publicas-e-sustentabilidade-ambiental-debatidas-em-conferencia/



