No Dia Mundial do Ambiente, Porto avança na transição climatica

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, apresentou no dia 05 de Junho de 2024 – dia Mundial do Ambiente – o Contrato Climático da Cidade no âmbito da VII Energy & Climate Summit, que decorreu na Alfândega do Porto sob o tema “Descarbonização das Cidades”. Durante a apresentação, Filipe Araújo destacou o caminho percorrido pela cidade do Porto para antecipar a neutralidade carbónica até 2030. O contrato abrange investimentos em setores como energia, edifícios, gestão de resíduos e transportes, envolvendo tanto organizações públicas e privadas, quanto os cidadãos na construção de um futuro mais sustentável. Este contrato não só documenta o caminho a seguir pelo Porto, como serve de inspiração para cidades de todo o mundo, sendo um passo significativo para a gestão ambiental global e holística.

A apresentação do Contrato Climático do Porto contou com a presença do membro do Conselho da Missão da Comissão Europeia sobre “Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro para o Clima” e Presidente do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+) do Instituto Superior Técnico, Paulo Ferrão, além de Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Para aqueles que se esforçam por fazer de cada dia um dia do ambiente, a história do Porto não é apenas inspiradora – é um apelo à ação.