Coordenadores dos Grupos de Trabalho de Edifícios e Mobilidade discutem como os Digital Twins podem transformar as cidades

As cidades europeias, que concentram 75% da população e representam mais de 65% do consumo de energia e 70% das emissões de GEE, enfrentam um dos maiores desafios do nosso tempo: reduzir emissões e atingir a neutralidade climática. Em Portugal, Guimarães, Lisboa e Porto assumiram esse compromisso para 2030 no âmbito da Missão Europeia “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030, por e para os cidadãos”, enquanto os restantes membros da Rede Cidades pelo Clima mobilizam-se e têm vindo a atuar cooperativamente neste sentido. 

Para alcançar a ambiciosa meta da neutralidade climática, as cidades estão a explorar soluções inovadoras, como os Digital Twins, que têm o potencial de transformar os centros urbanos, melhorando a eficiência energética e combatendo a pobreza energética. Num artigo recente, os coordenadores dos grupos de trabalho de Edifícios e Mobilidade da iniciativa Rede Cidades pelo Clima mostram como os Digital Twins podem ser usados para impulsionar a inovação urbana e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. 

Leia aqui o artigo completo.