
O Viana S.T.ARTS é um dos projetos do Município de Viana do Castelo que se quer afirmar como um exemplo de integração de soluções sustentáveis e tecnologias de ponta para promover a eficiência energética e hídrica, a economia circular e a redução do carbono.
O projeto, que visa a reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço criativo e comunitário, é um investimento de 6 milhões de euros, dos quais cerca de 5 milhões foram financiados pelo FEDER. O novo edifício vai estar dotado de um sistema híbrido fotovoltaico e eólico, com armazenamento de energia através de hidrogénio, um sistema pioneiro a nível nacional em edifícios públicos. O projeto também integra o uso de materiais naturais e reciclados, como fibras de madeira, cânhamo, cortiça e vidro reciclado.
Sobre o Viana S.T.ARTS, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, destacou, na apresentação pública do projeto, que este “pode transformar e projetar-nos a nível europeu e global, afirmando-nos em todo o mundo enquanto cidade de criação”. Também Ricardo Rego, Vereador com o pelouro da Inovação, afirmou que o Viana STARTS representa “uma oportunidade única para consolidar a cidade como um centro de inovação não só a nível nacional, mas também a nível internacional”, e realçou a sinergia entre sustentabilidade ambiental e inovação digital.
A obra de reabilitação do Matadouro Municipal deve começar até o final deste ano, com conclusão prevista para 2026. O projeto integra uma rede de 14 cidades europeias que implementam ações inovadoras para enfrentar desafios urbanos.