Lisboa Clara: um balcão ao serviço da ação climática  

A cidade de Lisboa deu um passo importante no reforço da sua estratégia de sustentabilidade e envolvimento cívico com a abertura da Lisboa Clara — o balcão único da Câmara Municipal de Lisboa dedicado à Energia e Clima, com foco no apoio ao cidadão na transição energética. O objetivo é ajudar os lisboetas a reduzir os consumos e a fatura energética e, consequentemente, as emissões de CO₂, melhorando o conforto, a qualidade de vida e o acesso a fundos para eficiência energética. 

A plataforma disponibiliza acompanhamento especializado para apoiar a compreensão das faturas energéticas, a escolha de comercializadores mais vantajosos, a tomada de decisões sobre melhorias de eficiência energética e opções de mobilidade mais sustentável, bem como o processo de candidatura a financiamentos, entre outros serviços. 

Esta iniciativa insere-se na política de Lisboa enquanto Cidade Inteligente e Neutra em Carbono, alinhada com os compromissos do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia e da Missão Europeia “Climate Neutral and Smart Cities”. 

Serviços prestados: energia, clima e cidadania ativa 

A Lisboa Clara disponibiliza serviços gratuitos dirigidos especialmente a residentes, mas também acessíveis a estudantes, trabalhadores e visitantes. Entre os serviços de maior relevância estão: 

  • Aconselhamento individualizado sobre energia e clima, com especial foco na eficiência energética e adaptação às alterações climáticas; 
  • Orientação na candidatura a incentivos e programas de apoio (como o Vale Eficiência ou o Programa Edifícios Mais Sustentáveis). 

A plataforma não realiza auditorias energéticas nem obras, mas apoia os cidadãos na comparação de propostas técnicas, promovendo decisões mais informadas e sustentáveis. Também assegura a verificação do cumprimento dos requisitos do Sistema de Certificação Energética, facilitando o diálogo entre cidadãos e prestadores de serviços. 

Atendimento 

A Lisboa Clara é um projeto da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvido em parceria com a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa

O atendimento é feito via agendamento prévio que pode ser efetuado aqui