O que fazemos

Juntos aceleramos a transição climática a nível local

Ao colaborar, partilhar experiências e desenvolver estratégias comuns, estamos a construir um caminho coletivo para um futuro mais sustentável, justo e resiliente.

A Cidades pelo Clima tem a convicção de que é na ação local que se encontra a força da mudança. Os municípios e regiões que integram a Cidades pelo Clima assumem a liderança da transição climática, comprometendo-se com metas claras, políticas públicas transformadoras e envolvimento ativo das suas comunidades.

Trabalhamos em conjunto para a tornar a neutralidade climática uma realidade possível antes de 2050. Trabalhamos em total alinhamento com o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu, a Lei de Bases do Clima e com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030, contribuindo diretamente para o cumprimento das metas nacionais e europeias em matéria de energia e clima. Somos subscritores da Declaração de Valência, apoiada por cerca de 60 cidades, redes e plataformas nacionais. 

Acreditamos que a coordenação, cooperação, colaboração e comunicação são as bases do processo de transformação. Por este motivo, estruturamos as nossas atividades em três linhas de atuação – atividades de cooperação e coordenação multinível, técnicas e científicas e de comunicação.

Atividades Técnicas e Científicas

Estas atividades, coordenadas e operacionalizadas pelo Secretariado Técnico, estão orientadas para o trabalho com as equipas técnicas dos municípios e comunidades intermunicipais, membros da nossa rede.

 

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho são espaços colaborativos que reúnem técnicos municipais e intermunicipais, especialistas e entidades parceiras, promovendo a partilha de conhecimento, o desenvolvimento de soluções conjuntas e a capacitação técnica das equipas dos nossos membros. 

Nos Grupos de Trabalho são desenvolvidas medidas de política pública baseadas em ações e projetos de intervenção urbana, cujos impactes ambientais, económicos e sociais são aferidos com recurso a conhecimento científico e a ferramentas de modelação à escala urbana.

Os Grupos de Trabalho reúnem periodicamente para garantir a continuidade das ações e o alinhamento estratégico.

Os Grupos de Trabalho são evolutivos e dinâmicos, podendo ser proposto o lançamento de novos, adequados às necessidades dos nossos membros. Atualmente estão ativos cinco Grupos de Trabalho – Energia, Edifícios, Mobilidade,  Remoção de Carbono e Contratos Climáticos das Cidades.

São acompanhados pelo Secretariado Técnico da Cidades pelo Clima, assegurado pelo IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico. Essa parceria garante o rigor científico e técnico dos trabalhos, alinhando-se aos objetivos nacionais e europeus de neutralidade climática.

Energia

Energia

Políticas públicas para a promoçao da produção local de energia renovável e iluminação inteligente e multifuncional.

Edíficios

Edifícios

Políticas públicas para a reabilitação e eficiência energética do parque edificado.

REMOÇÃO DE CARBONO

Remoção de Carbono

Políticas públicas para a remoção, a nível urbano, de gases com efeito de estufa, com foco em Soluções Baseadas na Natureza.

Mobilidade

Mobilidade

Políticas públicas para o desenvolvimento de infraestruturas, redes, tecnologias de propulsão e alteração dos padrões de mobilidade.

Contratos Climáticos das Cidades

Energia

Políticas públicas para a promoção da produção local de energia renovável e iluminação inteligente e multifuncional.

Transversalmente aos Grupos de Trabalho, são desenvolvidas atividades dedicadas ao Financiamento Climático e à Participação Cidadã.

Financiamento

Financiamento

Fontes e instrumentos de financiamento climático. Taxonomias de investimento e orçamento climático.

Participação Cidadã

Participação Cidadã

Estratégias, instrumentos e ferramentas para a participação cidadã..

Com a integração destas áreas desenvolvemos soluções técnicas, ferramentas de planeamento e políticas locais adaptadas aos desafios e realidades de cada território.

Participação das cidades e regiões membros em cada  Grupo de Trabalho:

Porquê participar?

Através dos Grupos de Trabalho, as cidades e regiões colaboram entre si para liderar a transição energética e climática a nível local, de forma concreta, cooperativa e orientada para resultados.

  • Capacitação contínua das equipas técnicas locais;
  • Harmonização de metodologias entre municípios;
  • Desenvolvimento de propostas conjuntas para programas de financiamento;
  • Aceleração na implementação dos Contratos Climáticos Locais.

Ferramentas, Metodologias e Materiais de Apoio

O Secretariado Técnico desenvolve atividades científicas destinadas à disponibilização de ferramentas, metodologias e materiais de apoio aos trabalhos em desenvolvimento no âmbito dos Grupos de Trabalho. Saiba mais em Recursos.

Projetos de Inovação

O Secretariado Técnico identifica e divulga oportunidades de submissão de candidaturas a projetos cofinanciados, de âmbito nacional e europeu, podendo apoiar os membros da Cidades pelo Clima no desenvolvimento de propostas que se enquadram nas atividades da rede.

Conheça os projetos.

Atividades de Cooperação e Coordenação Multinível

Desenvolvemos esforços de cooperação e coordenação, a diferentes níveis de governação, que alavanquem a ação das cidades e regiões portuguesas na prossecução do objetivo de neutralidade climática.

Neste âmbito, destacamos:

Relações Institucionais

Iniciativas de Cooperação Multinível

O Secretariado Técnico assegura a participação da Cidades pelo Clima em iniciativas nacionais e europeias relevantes, de que se destacam:

  • Comissão Temática de Desenvolvimento Urbano Sustentável (CT DUS). A CTDUS foi criada no âmbito do Fórum Intersetorial do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território (PNPOT), sendo liderada pela Direção-Geral do Território. Os objetivos da CT DUS incluem a promoção da cooperação integrada entre todos os níveis de governação e geografias, visando a dimensão urbana da coesão territorial e do desenvolvimento regional.
  • CapaCITIES – Advancing national support for climate-neutral cities. Este é um projeto financiado pelo Programa Horizonte Europa que promove a criação, o desenvolvimento e/ou consolidação de estruturas de governação que apoiam as cidades a alcançar os objetivos da Missão Cidades. São também parceiros portugueses do CapaCITIES a Direção-Geral de Energia e Geologia e a Direção-Geral do Território.

Artigos relacionados