
Paulo Ferrão, presidente do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, catedrático do Instituto Superior Técnico e membro do board da Missão da UE para Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes, esteve em Florianópolis (Brasil) no final de julho e início de agosto para uma série de reuniões ligadas ao projeto “Design Estratégico Sustentável: Florianópolis como cidade piloto para a constituição de uma rede de cidades catarinenses visando a neutralidade climática”, financiado pelo edital FAPESC n.º 21/2024 – Programa de Pesquisa Universal.
O projeto, iniciado a 1 de abril de 2025, tem como objetivo posicionar Florianópolis como cidade-piloto na construção de uma rede de cidades catarinenses comprometidas com a neutralidade climática, através do design estratégico e de soluções inovadoras de planeamento urbano.
Reuniões em Florianópolis
No dia 29 de julho, realizou-se uma nova reunião presencial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que contou com a presença de Paulo Ferrão, dos professores Cristiano Alves, Marília Gonçalves e Paulo César Machado Ferroli (curso de Design da UFSC), da professora Lisiane Librelotto (curso de Arquitetura) e de bolsistas do projeto. A Prefeitura de Florianópolis esteve representada por Cibele Assmann e Victor Ybarzo.
No mesmo dia, Paulo Ferrão participou ainda de uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), juntamente com representantes da UFSC e do IN+, com vista a explorar possíveis parcerias com a indústria catarinense. O encontro contou com a presença de Chales Leber, especialista do Hub de Descarbonização da FIESC, e de Valério Piana, coordenador de Internacionalização.
Agenda complementar
No dia 1 de agosto, Ferrão participou no XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS), um dos maiores eventos académicos de design sustentável no Brasil.
Já no dia 11 de agosto, teve lugar uma reunião com a Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, representada por Ivanna Carla Tomasi e Cibele Assmann, o coordenador do projeto em Florianópolis Cristiano Alves (UFSC) para discutir novas parcerias estratégicas, incluindo a possibilidade de ampliação da cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A presença de Paulo Ferrão em Florianópolis reforça a aposta na cooperação internacional entre Portugal e Brasil na área da sustentabilidade urbana e da neutralidade climática.
Além disso, está prevista a visita do Prefeito de Florianópolis e dos secretários de Mobilidade e Meio Ambiente a Lisboa em outubro de 2025, com o objetivo de aprofundar a cooperação e troca de experiências entre cidades portuguesas e brasileiras no âmbito da sustentabilidade urbana e neutralidade climática.