
O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE) lançou a edição 2025 do Prémio “LIGAR – Energia para Todos”, uma iniciativa que distingue projetos inovadores — sociais, tecnológicos ou comunitários — que contribuam para reduzir a pobreza energética em Portugal e promover o acesso equitativo à energia.
Com um prémio de 20 mil euros, o concurso valoriza soluções que melhorem o bem-estar das pessoas, aumentem a eficiência energética das habitações e reforcem a capacitação das comunidades locais para uma transição energética justa.
As candidaturas estão abertas até 28 de novembro de 2025, através do formulário disponível no site do ONPE . A cerimónia de entrega do prémio terá lugar a 17 de dezembro, na Culturgest, em Lisboa.
O que é o Prémio “LIGAR – Energia para Todos”
Criado pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética, com apoio técnico da ADENE – Agência para a Energia e financiamento do Fundo Ambiental no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Prémio “LIGAR” visa reconhecer boas práticas e soluções replicáveis que promovam o acesso à energia limpa e acessível; a redução de desigualdades sociais e territoriais no consumo energético e a participação cidadã em projetos locais de transição energética.
Podem concorrer entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino ou centros de investigação com experiência comprovada na área.
O papel do Observatório Nacional da Pobreza Energética
Criado em 2021, o ONPE é uma estrutura técnica e científica dedicada à monitorização, estudo e combate à pobreza energética em Portugal.
Funciona como uma plataforma de conhecimento, que reúne dados, análises e políticas públicas relacionadas com eficiência energética, conforto térmico e equidade no acesso à energia.
O Observatório é apoiado pela ADENE e integra investigadores e especialistas de várias universidades, atuando como referência nacional no acompanhamento das políticas de energia e clima com enfoque social.
Mais informações disponíveis em www.onpe.pt.



