A Cidades pelo Clima realizou esta quinta-feira, 6 de fevereiro, mais uma sessão do Grupo de Trabalho Mobilidade, reforçando o compromisso com a transição para a neutralidade climática nas cidades e regiões portuguesas.
Nesta sessão, foram debatidas estratégias para a descarbonização da mobilidade urbana, um dos setores chave para a redução de emissões e para a construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas.
Tópicos em destaque na sessão
– Análise das frotas municipais

Patrícia Baptista, coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade da Cidades pelo Clima e investigadora do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento – IN+ , apresentou uma análise detalhada das frotas municipais, baseada no inquérito previamente enviado às cidades participantes.
O estudo fornece um panorama abrangente da situação atual e identifica oportunidades para a descarbonização das frotas públicas, nomeadamente através da eletrificação e da otimização do uso dos veículos.
– Cenários de descarbonização
Analisaram-se diferentes cenários para a transição energética na mobilidade urbana, através de um exercício prático. Este abordou a eletrificação da frota, os transportes públicos e o uso da bicicleta, analisando vantagens e desafios, considerando perspectivas tanto do cidadão como do decisor político.
Sobre a Cidades pelo Clima
A Cidades pelo Clima é uma iniciativa colaborativa que reúne cidades e regiões portuguesas empenhadas em alcançar a neutralidade climática. A missão da rede está alinhada com a Missão Europeia “100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes até 2030, por e para os cidadãos”, promovendo um esforço coletivo para tornar as cidades mais sustentáveis, resilientes e inclusivas.
Agradecemos a participação de todos nesta sessão. Contamos convosco para as próximas iniciativas da Cidades pelo Clima!