
Depois do encontro de líderes, técnicos e investigadores na Conferência ATE – Aliança para a Transição Energética, que decorreu a 26 de junho na Super Bock Arena, destacamos o papel da Cidades pelo Clima num dos painéis centrais do dia.
Num debate dedicado a “Energia e mobilidade: a fórmula para as cidades inteligentes”, moderado por Jorge Nadais (Deloitte Portugal), a coordenadora executiva da rede, Maria João Rodrigues, sublinhou a génese e o impacto coletivo da Cidades pelo Clima.
O seu discurso foi ilustrado por números concretos: os municípios e comunidades intermunicipais da rede são responsáveis por cerca de 30 % das emissões nacionais de gases de efeito estufa em Portugal continental; desses, 34 % concentram-se no setor dos transportes e mobilidade, e 23 % no consumo de energia.
Esta rede de cooperação assume um papel cada vez mais essencial, pois reforça a capacidade dos municípios de trabalhar em conjunto, partilhar recursos e aceder a financiamentos, criando sinergias que ampliam o impacto das ações climáticas ao nível local e nacional.
O painel contou ainda com as intervenções de Paulo Calçada (Porto Digital), Alexandre Chaves (GALP) e Filipe Santos (Smart Energy Lab).
Com este balanço, reforça-se que a participação da Cidades pelo Clima não é só uma presença em painéis de debate, mas antes um convite para que as cidades tragam dados, partilhem práticas e façam da transição climática uma realidade tangível, em cada território.