Maria João Rodrigues representa Portugal na conferência internacional ‘Accelerating action for the climate emergency’

No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Coordenadora Executiva da Cidades pelo Clima, Maria João Rodrigues, será uma das oradoras convidadas na conferência internacional Accelerating action for the climate emergency: Aligning national and subnational reporting for the EU – Cities Mission in focus

O evento, que decorrerá online no âmbito da Daring Cities 2025, reunirá representantes de diferentes países europeus para discutir caminhos de governação multinível no combate à crise climática. 

O papel das cidades e da governação multinível 

A sessão pretende destacar como as cidades e os governos subnacionais podem alinhar as suas estratégias de monitorização e reporte climático com as orientações nacionais e europeias. O objetivo é reforçar a coerência, transparência e eficácia das ações rumo à neutralidade climática, em linha com o Acordo de Paris e as metas da União Europeia. 

Temas em destaque 

Durante a conferência serão debatidos: 

  • Exemplos práticos de alinhamento entre reporte municipal e nacional. 
  • Aprendizagens-chave que podem inspirar outras cidades e países a iniciar este processo. 
  • O impacto das políticas e regulações nacionais na ação climática local. 
  • A importância de criar plataformas nacionais de apoio para planificação integrada e acesso a dados de qualidade. 

A importância da participação portuguesa 

A presença da Cidades pelo Clima, através de Maria João Rodrigues, reforça o compromisso de Portugal em contribuir ativamente para soluções europeias que reconhecem o papel essencial das cidades no combate à emergência climática.