
União Europeia: Renováveis já superam os combustíveis fósseis, mas a dependência do gás natural continua a ser um fator crítico
Apesar do avanço das renováveis, o relatório mostra que a dependência do gás natural continua a ser um fator crítico.
Home » Notícias
Espaço dedicado a fornecer atualizações sobre projetos e medidas relacionados com a transição climática, em particular nos temas de energia, mobilidade, edifícios e remoção de carbono.

Apesar do avanço das renováveis, o relatório mostra que a dependência do gás natural continua a ser um fator crítico.

A disponibilidade de água doce à escala global encontra-se num ponto crítico. O Global Water Bankruptcy Report 2026 apresenta evidência robusta de que muitos sistemas hídricos ultrapassaram a sua capacidade de

Um novo estudo científico publicado na revista Nature Energy apresenta a avaliação mais detalhada até à data do potencial de produção de energia solar fotovoltaica nos telhados dos edifícios

A transição energética europeia atingiu um marco histórico em 2024: 47,5% da eletricidade consumida na União Europeia teve origem em fontes renováveis. Os dados mais recentes oficiais do

De acordo com dados recentes da Eurostat passando de 15 mil milhões de euros para 51 mil milhões de euros.

A conclusão central é clara: a confiança é um fator determinante para que as pessoas aceitem informação científica e se sintam motivadas a agir.

A economia verde já ultrapassou os 4,3 mil milhões de euros e deverá exceder cerca de 6,0 mil milhões de euros até 2030.

A candidatura é feita exclusivamente online, através do site da European Urban Initiative, num processo totalmente digital e em língua inglesa.

Mais de metade do PIB mundial depende moderada ou fortemente da natureza, num contexto em que a humanidade já consome o equivalente a 1,8 planetas Terra.

Cada projeto poderá beneficiar de até 2 milhões de euros de cofinanciamento FEDER, permitindo às autarquias experimentar novas abordagens, reduzir riscos e criar modelos replicáveis noutros contextos europeus.

A Cidades pelo Clima esteve representada pela sua Coordenadora Executiva, Maria João Rodrigues.

As cinco cidades portuguesas com classificação “A” em 2025 são Porto e Guimarães (ambas Cidades Missão), Braga, Matosinhos e Maia.
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter para acompanhar as nossas atividades e outras notícias relacionadas com a ação climática.
Siga-nos nas Redes Sociais