Tomar e Valongo juntam-se ao Twinning Learning Programme da NetZeroCities rumo à neutralidade climática

Os municípios portugueses de Tomar e Valongo foram selecionados para integrar o terceiro grupo do Twinning Learning Programme, uma iniciativa que apoia cidades na aceleração do seu percurso rumo à neutralidade climática.

Twinning Learning Programme

Este novo grupo é composto por 24 cidades, provenientes de 14 países europeus, que se juntam a uma rede de 184 cidades envolvidas na Missão Europeia “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030”, quer na qualidade de cidades missão, quer de cidades piloto ou de cidades gémeas que foram selecionadas em fases anteriores do programa.

Este programa, promovido pela NetZeroCities,  proporciona a troca de conhecimento relacionado com a neutralidade climática, em áreas como edifícios, energia, mobilidade e gestão de resíduos, além de explorar novas abordagens de governação, financiamento e políticas públicas.

Durante 17 meses, cada nova cidade terá a sua ‘gémea’, uma cidade piloto que, no caso de Valongo é Thessaloniki, na Grécia, e de Tomar é Trondheim, na Noruega (veja aqui a lista completa), que são ambas simultaneamente cidades missão.

O trabalho colaborativo e a troca de conhecimento, bem como o acesso a apoio de especialistas, vão estar no centro do programa, permitindo que as cidades gémeas adquiram conhecimento e boas práticas das cidades piloto, aplicando nos seus territórios aprendizagens que permitem acelerar a transição climática. Este apoio inclui ainda um financiamento limitado, que abarca duas visitas presenciais à cidade piloto correspondente e uma visita da cidade piloto à cidade gémea.

 

Ajudar mais cidades a antecipar a meta da neutralidade carbónica

O Twinning Learning Programme oferece apoio concreto a cidades que ainda não estavam envolvidas na Missão Europeia “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030”, mas que já assumiram o compromisso de atingir a neutralidade climática até 2050.  A meta é que as relações estabelecidas ao longo do programa perdurem no tempo promovendo parcerias de longo prazo e incentivando ações conjuntas para enfrentar desafios climáticos comuns.