Cidades pelo Clima visita Florianópolis para lançar projeto de transição climática

O projeto “Design Estratégico Sustentável: Florianópolis como cidade piloto para a constituição de uma rede de cidades catarinenses visando a neutralidade climática”, financiado pelo edital FAPESC N.º 21/2024Programa de Pesquisa Universal, arrancou com a sua primeira reunião, realizada no dia 1 de abril, na cidade de Florianópolis, Brasil.  

A reunião de lançamento contou com a presença do Prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, do Prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Junior, do Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, Alexandre Waltrick Rates e do Vereador Rafael de Lima. Estiveram presentes os professores Cristiano Alves e Marília Gonçalves, ambos titulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Frederico Lopes, representando o Metrópole Digital – IMD/UFRN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  

 O encontro marcou o início da cooperação entre Florianópolis e a Cidades pelo Clima, representada por Paulo Ferrão, Presidente do Center for Innovation, Technology and Policy Research e Membro do Conselho da Missão Europeia Climate-Neutral and Smart Cities.  

A reunião reforçou o compromisso de Florianópolis em liderar a transição climática no estado de Santa Catarina.  

A criação deste projeto prevê a colaboração da Cidades pelo Clima, o curso de Design da UFSC e a Metrópole Digital – UFRN. O objetivo é estruturar um modelo de transição climática para Florianópolis, promovendo a integração de dados, tecnologias de monitorização e boas práticas já aplicadas na Europa.   

Ainda nos dias 2 e 3 de abril, as discussões continuaram na UFSC com toda a equipa do projeto, incluindo investigadores, bolseiros e representantes do setor público. No dia 3 de abril, também foi realizada uma reunião com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na qual a equipa foi recebida por Fausto Alcântara e Valério Piana, para explorar oportunidades de colaboração entre empresas, universidades e governo na agenda climática.  

A implementação deste projeto é um impulso para Florianópolis e para as cidades catarinenses, alargando o caminho para uma transição ambiental estruturada e fundamentada em estratégias e ferramentas de base científica. 

O próximo encontro está previsto para o mês de maio em Lisboa. 

 Vamos juntos construir cidades mais sustentáveis!